segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Desafio 01: Produtividade.

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que qualquer bobagem dita hoje pode ser creditada aos meus quase 38 graus de febre, à dor de garganta que deu lugar a tosse, e ao fato que o meu melhor amigo hoje - pelo menos do meu nariz - é um rolo de papel higiênico.

É sempre bom lembrar que as opiniões de pessoas febris, com dor de cabeça, tosse e narizes cor de rosa não devem ser levadas a sério... Mas vamos lá!

Estava pensando na questão de lançar um desafio por mês - e que me esqueci de mencionar que Setembro seria o mês para identificar as áreas que mais precisavam de ajuda, e definir os desafios - e como tudo isso esbarra em um desafio essencial: a minha falta de produtividade.
"Eu sou uma pessoa 'tipo' produtiva, só que sem produzir nada" - Comentário 'tipo' NET colhido num momento de desabafo da autora.
Administração do tempo x Administração da vida.
Já li bastante a respeito da tão falada "Administração do Tempo" - que agora está na moda chamar de "Administração da Vida", já que a quantidade de tempo não é administrável. Recentemente, até coloquei nas minhas prioridades fazer um levantamento de todos os métodos de maior relevância no momento, para escolher o que melhor se adapta ao meu caso, e montar um texto interessante para o Dekanun que anda tão sem publicações mas... Depois de tanta leitura de GTD, de Making Ideas Happen e Tríade do Tempo; depois de tantos testes de software de gestão de tarefas e projetos (estou quase fechando com o fato que o Action Method da Behance é o melhor para mim) a minha maior conclusão é: meu problema com relação a produtividade é muito mais fundamental do que levantar tudo o que tenho a fazer, priorizar as atividades e quebrar os projetos nas menores e mais executáveis tarefas. O problema é que eu não consigo pegar essa tarefa e começá-la. Eu sou uma ótima criadora de listas que depois não tem nenhum item riscado (e pior, ainda acrescento mais itens a lista).

Mais tomates que um ketchup Hellmann's
Quando sistemas complexos falham, nada melhor do que adotar medidas simples. E na área da gestão do tempo/vida, nada mais simples que a técnica Pomodoro (tomate em italiano, o nome veio dos temporizadores de cozinha nesse formato). Pomodoros são unidades de tempo de 25 minutos - você pode/deve focar apenas e exclusivamente em uma tarefa. Ela não precisa ser executada apenas em 25 minutos, você pode executá-la em alguns pomodoros (no entanto, se você for capaz de quebrar suas atividades em pedaços que possam ser executados nesse tempo, sua sensação de produtividade será maior). O importante é que seu foco esteja centrado na tarefa, em nada mais durante o período. Depois de cada pomodoro você deve fazer uma pausa curta (05 minutos) e depois de 04  pomodoros, uma pausa longa (15 minutos). Para saber mais sobre a técnica, acesse o site: http://br.pomodorotechnique.com/.

A sútil arte de escolher o importante.
Além de treinar o foco para melhorar a produtividade - a outra grande luta que precisa ser travada é com a escolha dos aspectos relevantes. Que eu tenho mais coisas do que posso fazer eu sei, qualquer anotação nesse sentido seria chover no molhado. Mas como evito a parálise por análise e faço coisas relevantes? Como escolher e investir tempo nas coisas realmente importantes? Nesses doze meses eu não conseguirei fugir de um desafio relativo a produtividade.

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