segunda-feira, 11 de abril de 2016

Livros que Indicam Livros: 1001 Livros para Ler Antes de Morrer - BEDA #11

Publicado 1 minuto antes da badalada final mas... Está valendo. Com essa história de ter uma meta ambiciosa em relação aos livros -- apesar da execução não estar acompanhando -- eu fico procurando lugares que podem me dar ideias interessantes de leitura... Embora que quem consegue fazer uma lista de 100 livros para ler com livros que tem em casa não precisa muito de inspiração -- precisa mais de bunda na cadeira, sofá ou cama e algumas horas diárias de leitura ininterrupta... Mas isso já é outra história.

Acabei lembrando desse meu livro "esquecidinho" na estante, o "1001 Livros para Ler Antes de Morrer". Esse pequeno "catatau" de 960 páginas (estou denunciando a idade com esse termo? Provavelmente sim) contém uma pequena resenha dos sugeridos 1001 Livros, com um pouco de história e importância da obra. Também é um livro interessante de folhear porque você encontra pinturas e fotografias relacionadas as épocas das obras.

Ele está dividido em 04 grandes categorias:
  • Livros anteriores a 1800.
  • Anos 1800.
  • Anos 1900.
  • Anos 2000.
Reconheço que eu o folhei poucas vezes nos últimos anos -- mas pelo que vejo, se eu pudesse morrer apenas depois de ler os 1001 livros dessa lista, eu teria muita vida pela frente ainda. Qualquer dia eu dou uma folheada mais profunda para descobrir quantos dos que estão aí eu de fato já li. Mas se você é alguém que se anima a ler livros que são considerados "clássicos" esse pode ser um bom ponto de partida para sua investigação. Na pior das hipóteses, ele fica bonitão na estante... E para quem, como eu, tem uma fila de leitura dar medo, essa pode ser uma qualidade suficientemente boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha caixa, minhas regras: todos são bem-vindos para comentar, mas com amor e paz no coração...