quarta-feira, 6 de abril de 2016

Como manter a cabeça fora da água? CADERNINHOS! BEDA #6

-- "Meu nome é Priscilla, e eu sou viciada em Caderninhos!"
-- "Olááááá Priscilla!".

Ok... Não existe uma reunião para viciados em caderninhos... Mas se existisse, eu tenho plena certeza que essa seria a minha participação nela. E eu nem estou falando sobre cadernos de desenho (como acontece no SketchBlock, por exemplo), mas sim dos caderninhos de tarefas ou "Errands" como eles dizem lá... Eu sempre tive um desses ao longo da vida, de maneira mais ou menos formal, desde a época da Escola. Mas em Outubro de 2013, depois da minha primeira visita a DAISO Japan (e consequente compra de alguns dos caderninhos da foto anterior) eu comecei a ter oficialmente um escolhido na bolsa... E desde então tenho mantido esses caderninhos da DAISO de 6,90 (hoje 7,90), no mesmo formato, como padrão... Eles tem tudo o que eu gosto: um tamanho prático para a bolsa, são bonitinhos, folhas naquele "creme leve" e duram alguns meses em média se usados corretamente. Comecei com esses de bolinha, e agora migrei para os de capinha que imitam couro, e ainda coloco um "pen holder" da Staples pra deixar no jeito.

O que eu escrevo neles? Tudo. Ou quase tudo... A única coisa que eu tento evitar neles são entradas de diário, porque gosto que essa estejam no caderno específico para isso. Mas mesmo assim, se eu tiver que desabafar ele serve. Então eu sempre coloco lista de tarefas, lista de compras para o Supermercado, compromissos, acompanhamento do andamento de trabalhos, ideias de projetos e negócios, metas, notas de leitura, testes de caneta... Essas coisas do dia a dia. Nem sempre as coisas acontecem como planejado nele -- na maioria das vezes não acontece, mas eu sinto que quando estou contando com ele a vida corre de maneira "menos nublada", e pelo menos eu tenho mais controle do que está acontecendo -- ou daquilo que não está acontecendo.

Ao longo dos anos eu tenho chegado cada vez mais a conclusão que, independente do problema, cadernos são sempre a solução: diários, errands, estudo, leituras... Tudo melhora com um caderno voltado para aquilo.

Atualmente estou tentada a dar um novo passo: aplicar a metodologia "Bullet Journal" aos meus caderninhos -- para quem não conhece, eu vou deixar alguns vídeos ao final desse post. Basicamente, o que ela faz é oferecer uma metodologia de anotação para esses cadernos pessoais, de maneira que você consiga acompanhar suas tarefas, recuperar as notas facilmente etc. Esse tem sido um problema para mim -- vou escrevendo na sequencia, adicionando nota depois de nota, e às vezes quando preciso de uma coisa em especial, eu tenho certeza que está lá -- mas descobrir onde acaba levando uns ou muitos minutinhos. Além disso, sempre que um caderno acaba eu sou obrigada a fazer uma revisão completa para ver se tem algo importante que eu deixei passar e que seria interessante guardar.

A ideia com a metodologia, é que você pare de perder tempo dessa forma, e encontre o que precisa sempre de maneira muito rápida e sempre ciente do que está fazendo e deixando de fazer. Dê uma olhada:

Vídeo original do método


Vídeo do canal "Inventário da Sobrevivência"


O vídeo da Daniela Gandra (YouTuber Portuguesa), que é muito legal... E eu admito, o sotaque português original me deixou apaixonada pelo vídeo, vai entender...


E a coisa mais fofa em formato de Bullet Journal que eu acho possível, da Gretchen Hope:


E você tem alguma metodologia para passar a vida a limpo e manter a cabeça fora da água? Se está funcionando, eu quero saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha caixa, minhas regras: todos são bem-vindos para comentar, mas com amor e paz no coração...