sábado, 29 de julho de 2017

"Sempre mais do mesmo? Não era isso que você queria ouvir... "

Foto: Pixabay
A vida passa às vezes sem checagem. Dias passam. Meses Passam. Anos Passam... E se você não está muito atento naquilo que está fazendo, todo esse tempo escoa pelos dedos sem que você aproveite minimamente ou faça algo a respeito.

Senti uma fisgada dessas na última semana. Um amigo, muito bem intencionado, me contava sobre o potencial da minha área de trabalho no exterior -- Londres, mais especificamente -- dizendo que talvez fosse uma boa ideia, aproveitar o conhecimento em inglês, a necessidade no local e emigrar...
Na hora eu respondi com aqueles "É, pode ser..." que você sempre diz quando não sabe o que dizer e não quer explorar um pouco mais a questão. Mas meu cérebro no momento fazia "Peraí, como é, que que é???". Acho que o que eu sinto e decido sobre as coisas não é muito bem o que as minhas ações e comunicação fazem as pessoas entenderem, e eu não as culpo.

Eu mesma havia comentado com ele, há algum tempo, que havia feito às pazes com a minha questão profissional. Acho que com isso, e com a manutenção da minha atividade na área, a impressão que ficou foi "agora estou ok com trabalhar na área para todo sempre" -- e não foi muito bem isso que eu quis dizer. Estou em paz com a minha atuação na área, simplesmente pq as minhas pazes foram assim: quero que a área se exploda! É apenas uma maneira familiar de ganhar dinheiro, pagar as contas... Não vou investir em estar sempre "super atualizada" ou "me tornar referência" -- no máximo, como acontece de vez em quando, eu me animo a estruturar um projeto (que depois eu não tenho vontade de executar) no qual eu pretendo aproveitar esses 15 anos de experiência para ver o que eu consigo ainda tirar disso -- uma tentativa pífia de lidar com a "Sunk Cost Falacy" -- o fato de que eu já perdi muito tempo e dinheiro investido nessa área.

A ferroada provocada pela conversa, no final das contas, foi pra mim: Vc não decidiu que ia transacionar? Que ia fazer sua nova área dar jeito de uma forma ou de outra? Que iria caminhar nessa direção mesmo que em passos pequenos, e ir abandonando essa "carreira" dos últimos 15 anos? Então o que você está fazendo??

É fogo mesmo! Não estou fazendo muita coisa. Estou abordando a questão como se eu ainda tivesse 16 anos e não 36 -- estou ignorando que eu não sou uma novata no mundo do trabalho, e que tudo que passei nesses últimos 18 anos de trabalho tem que ter criado algum tipo de "inteligência de mercado", que deveria ser colocada em uso nesse momento.

Postar rabisquinho no Instagram é bom... Mas eu não posso continuar ingênua, como se isso fosse, por si só, fazer brotar algum resultado. Não dá pra forçar a mão do destino, mas não dá pra ficar sentado nas laterais esperando alguém chamar pro jogo... Não vão chamar. No máximo, vai acontecer isso de sexta-feira: as pessoas assumirem que você está em paz com esse trabalho "sereno e seguro", quando você também, já cansou de tudo isso.

Créditos do Título: 
"Mais do Mesmo", Legião Urbana.
https://youtu.be/rKC2FD046_Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha caixa, minhas regras: todos são bem-vindos para comentar, mas com amor e paz no coração...