domingo, 3 de novembro de 2013

Domingo é dia de... Preguiça!

Foto original por Seeman*
Existe uma diferença suave entre "procrastinação" e "preguiça"... Pelo menos no meu dicionário.

Procrastinação é ter alguma coisa para fazer, ter energia para fazer isso, e gastar em outra coisa -- basicamente o que eu faço quando quero desenhar, mas me sento com uma pilha de revistas velhas para separar o que serve de referência para desenho ou não, e ao invés de desenhar acabo montando uma nova pilha de recortes.

Preguiça, por outro lado, é ter um milhão de coisas para fazer (ou apenas uma meia dúzia), mas estar com a barrinha de energia no modo "depleted", a um passo de tomar um golpe final e receber seu "FINISH HER"... O que está bem mais próximo do meu estado nesse final de semana.

A única coisa que não muda em ambos os casos é: tanto procrastinação quanto preguiça é coisa de amador. Acabei de ler o livro "Turning Pro" do Steven Pressfield (cuja minha única crítica é o fato de ficar repetindo muita coisa do "A Guerra da Arte", que esse sim é um livro muito bom). Segundo ele, a diferença entre o Amador e o Profissional não está no retorno financeiro, mas nos hábitos. O Profissional é comprometido, ele sabe que, como diria Woody Allen:
"Eighty percent of success is showing up."
Woody Allen
Já o Amador é um diletante. Ele quer fazer as coisas... Aí um dia ele faz, no outro dia ele é atrapalhado por um obstáculo (a procrastinação, a preguiça ou qualquer outra coisa menos glamourosa).

O que me preocupa em toda essa cultura do amador (e não estou falando nem do livro "O Culto do Amador" do Andrew Keen -- primeiro capitulo grátis no link) é que a gente tende a levar as coisas como se tudo tivesse bem... Qualquer tentativa de "profissionalização" é vista como chatice, legal mesmo é deixar a vida te levar... E ficar como meus queridos amigos 'dizainers' (rs) que são designers durante o dia (nem tão bons assim), mas a noite um dia é DJ, outro dia arrisca de cozinheiro/doceiro, no outro anda de skate e em mais um acaba montando um estúdio de tatuagem. Na ilusão de que é tão "completo", vive uma vida que não é nada profunda... E como não sabe qual é o seu chamado, acaba atendendo todas as ligações.

E eu odeio me ver nessa mesma fila...
Odeio mesmo...
Não fosse a preguiça debilitante desse domingo; saia correndo em qualquer direção -- mas apenas uma única direção -- para não fazer parte do bando.



* As fotos liberadas no MorgueFile não exigem atribuição, e permitem que você as modifique -- coisa que eu sempre faço mas... Como cada vez mais eles tem fotos melhores por lá, e você pode facilmente tocar seu blog com essas fotos, acho que os fotógrafos merecem seus créditos e vou começar a colocá-los aqui a partir de agora. Além disso, se vc se interessar pela foto original, ficará mais fácil de achar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha caixa, minhas regras: todos são bem-vindos para comentar, mas com amor e paz no coração...