quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Uma resenha muito atrasada

Há anos eu tenho arranhado a superfície do porquê, há muito tempo atrás, eu achei o filme "8 Mile" do Eminem tão significativo, quando ele passou como tão irrelevante para público e crítica.  Foi preciso que muita água passasse por baixo dessa ponte sobre a qual eu caminho para que eu pudesse agarrar esse conceito tão etéreo que me escapava. Bem, acabado os clichês linguísticos, vamos aos fatos...

Existe uma padrão tradicional para os filmes "do nada até a fama" -- e, bem simples, ele é: o protagonista tem que ir do nada a fama, rs. É nesse ponto que o filme frustra boa parte da audiência -- ele não é uma narrativa sobre como alguém atinge o sucesso mas, como alguém desiste dele. No começo, temos um protagonista com o sonho de ser um grande rapper, participando de batalhas entre rappers.  A pressão, toma conta dele, ele passa mal e vira piada. Enquanto isso,  enquanto ele espera o sucesso que lhe é "certo", ele vive de maneira desregrada,  ignora as atividades cotidianas que lhe garantem o sustento, ao mesmo tempo que recrimina a mãe que, ao invés de centrar seus esforços em algo mais sólido, investe em homens inúteis e cartelas de bingo, esperando o próximo momento de sorte.

A parte central do filme se concentra toda nas bobagens e atitudes desesperadas que as pessoas fazem para chegar a esse sucesso -- e vemos cada vez mais um protagonista que se decepciona com as pessoas ao redor: amigos, potencial namorada etc., até o ponto em que começa a se perguntar de que vale tudo aquilo. Em uma cena que para mim é fundamental no filme, ao chegar ao trabalho que ele vinha negligenciando, ele pergunta a uma amigo no meio de um momento de clareza "when people stop living up here [fazendo um gesto sobre a cabeça, como se referindo ao mundo dos sonhos] and start to live here? [fazendo um gesto no nível deles, como que dizendo na realidade].

A partir desse momento, a partir do momento em que ele se conscientiza que talvez o sucesso que ele procura não seja certo, ou pelo menos não esteja na próxima esquina, ele começa a se dedicar mais às atividades que estava negligenciando, principalmente o trabalho, e as coisas começam a melhorar: não um sucesso musical automático, mas uma vida mais centrada, mais recompensante, mais sólida... E então ele consegue voltar a batalha dos rappers e se sair bem -- não por uma mágica karmica de quem agora fez por merecer mas, por uma questão básica: agora ele pode encarar tudo aquilo com a leveza de quem não depende daquilo para sobreviver.

O filme não termina como uma mensagem "garotos pobres, não tentem o estrelato" -- até porque ele não dá a entender se ele desiste mesmo -- mas com uma leve mensagem de esperança: a mãe dele, que já vinha sendo impactada pela mudança de comportamento dele também começa a se valorizar um pouco mais -- e acaba ganhando em um dos bingos que participa; só pra finalizar dizendo que as vezes a sorte tem mesmo o seu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha caixa, minhas regras: todos são bem-vindos para comentar, mas com amor e paz no coração...